É um alívio sentir a brisa do ar-condicionado quando o calor aperta, mas como reagem as nossas plantas?
A maioria das plantas de interior são originárias de países tropicais, como a planta chinesa do dinheiro ou as dracaenas. Estas prosperam em climas quentes e húmidos, o total oposto de um ambiente com ar frio e seco, como o que sentimos na presença dos ares-condicionados. Podemos ajudar as nossas plantas a atravessar o Verão de forma calma, só precisamos de ter em atenção alguns pontos. Vamos a isso?
Como o ar-condicionado afeta as plantas de interior?
Nos locais onde a utilização do ar-condicionado é intensa, as plantas de interior podem começar a sofrer. Os primeiros sinais são o aparecimento de manchas amarelas nas folhas e/ou manchas castanhas nas extremidades das mesmas. Num estado mais avançado, as folhas das plantas podem começar a cair, as plantas com flor podem deixar de florescer e o crescimento pode abrandar (ou até mesmo parar!). A boa notícia é que não é necessário sofrermos com o calor para termos as plantas de interior saudáveis em ambientes com ar-condicionado.
Como proteger as plantas em ambientes com ar-condicionado?
Escolhe um bom local
Para evitarmos que as plantas sofram com o ar-condicionado é essencial afastá-las da saída e direção da saída do ar! O ar frio e seco diretamente nas folhas provoca a secagem das folhas e o aparecimento de manchas. O ideal é escolhermos um local afastado do ar-condicionado ou outra divisão para colocarmos as plantas nos meses mais quentes.
Agrupa as plantas
Agrupar várias plantas ajuda a criar um microclima mais húmido à sua volta, que se pode tornar incrivelmente benéfico em ambientes com ar-condicionado. Ao libertar vapor de água, as plantas aumentam ligeiramente a humidade do ar, o que ajuda a reduzir os efeitos do ar seco e a manter as folhas mais saudáveis. Em grupo, ainda melhor!
Borrifa as folhas com frequência
Uma forma simples e eficaz de ajudar as plantas a lidarem com o ar seco do ar-condicionado é borrifar as folhas com água. Esta prática ajuda a aumentar temporariamente a humidade à volta da planta e a refrescar as folhas. Dá preferência aos borrifos matinais ou ao final do dia, para evitar que a água evapore demasiado rápido!
Nutre as tuas plantas
Ter plantas bem nutridas também é essencial para que estas resistam às variações de temperatura, entre outros stresses. Fertilizá-las durante a Primavera e o Verão é o segredo e nunca é tarde para começar. Os fertilizantes específicos para plantas de interior são os mais aconselhados, no entanto, um fertilizante universal é ótimo para aplicarmos em todas as plantas da casa.
Plantas mais resistentes e tolerantes ao ar-condicionado
Costela de Adão | Monstera deliciosa
Mais uma vez, a primeira escolha é a Costela de Adão. A resistência desta planta e a sua capacidade de apatação a várias condições são os principais fatores para ser a melhor escolha para quem quer ter plantas e ar-condicionado na mesma divisão. A Monstera pode passar por um período de adaptação e podem aparecer algumas manchas nas folhas inferiores. No entanto, se lhe dermos a luz natural e rega que precisa, mesmo com ar-condicionado, vai crescer saudável.
Espada de São Jorge | Sansevieria laurentii
Além de ser uma planta muito resistente, acredita-se que é a planta das boas energias! Um ótima escolha para quem gosta de ar fresco e um ambiente agradável.
Para ficares a conhecer mais plantas resistentes a várias condições e com as quais não tens que te preocupar tanto, clica aqui e vê a nossa seleção de plantas resistentes.