Há uma magia sem igual que só os jardins dos avós têm. Esse empenho colocado de forma caprichosa não só nas plantas, como na comida calorosa, nos ensinamentos sábios e nos abraços mais aconchegantes.
Tal como os sabores e os cheiros têm o poder de nos transportar para as memórias mais felizes, também as plantas arrancam de nós os sentimentos mais bonitos, ligados à infância ou a momentos com pessoas especiais. Ainda te lembras das plantas da casa dos teus avós? Vê se conheces algumas destas!
Alocasia Polly
A Alocasia Polly tem certificado de autenticação dado por todos os avós deste país! Mais resistente do que parece (tal como os avós), esta planta adora temperaturas quentes e humidade, ou não fosse nativa das regiões tropicais do sul da Ásia. Por cá, a Orelha-de-Elefante foi adotada pelos avós portugueses que a fizeram crescer e multiplicar!
Comigo-ninguém-pode & Espada de São Jorge
Quando se fala em más energias, existem duas plantas que estão sempre à mão: Sansevieria Laurentii (Espada de São Jorge) e Dieffenbachia Camila (Comigo-ninguém-pode). Nas entradas ou em janelas mais protegidas do sol direto, estes amuletos tinham peso místico, mas traziam leveza à decoração. São duas opções de plantas resistentes que trazem à memória os contos mais enigmáticos e as conversas sobre as histórias típicas de aldeia.
Aloe Vera
Se há coisa que os avós têm é solução e remédio para tudo. Por essa mesma razão, a Aloe Vera não falhava na varanda ou jardim. Esta planta com propriedades medicinais era um verdadeiro clássico de avó: perfeita para acalmar queimaduras, tratar feridas ligeiras ou simplesmente mostrar aos netos curiosos como a natureza cuida de nós. De folha carnuda e suculenta, basta um pequeno corte para mostrar o seu gel milagroso.
Suculentas
Por falar em suculenta...Se vemos uma avó feliz, certamente tem um conjunto de suculentas a crescer a olhos vistos. Estas plantas resistentes nunca vêm só e são presença assídua em espaços interiores ou no exterior! Por norma são vistas em conjuntos, sendo que a sua beleza se amplifica precisamente pela variedade de formatos e cores.
Hortênsias
Para ganhar os corações dos amantes de jardinagem, há um segredo: hortênsias! A memória dos nossos avós vai sempre viver nas flores que plantaram. As hortênsias são um grande exemplo de planta que traz de volta as brincadeiras de infância. Facilmente se tornam o orgulho de um jardim pelas suas magnânimas e coloridas flores.
Antúrios
Em plantas dentro de casa, os reis são os Antúrios! Nem sempre é fácil ter plantas com flor dentro de casa, mas os Antúrios tornaram-se a escolha fácil e segura para iluminar o interior. Coloridos, de flor robusta, brilhantes e completamente irresistíveis.
Nesta coleção especial do Dia dos Avós, quisemos reunir as plantas que fazem parte das histórias mais doces e dos jardins mais ternurentos. Cada planta escolhida é uma homenagem à dedicação, ao carinho e à sabedoria das gerações que cuidaram de nós e das suas plantas. Oferece um pedaço dessa memória, seja para recordar, agradecer ou simplesmente celebrar, porque não há jardim como o dos nossos avós!